marketing politico
O marketing político é um conjunto de técnicas e procedimentos que tem como objetivo avaliar através de pesquisas, como anda os humores do eleitorado, e a partir disso, eles vão poder encontrar o melhor caminho para que o candidato atinja a maior quantidade de votação possível.
O Marketing Politico se alimenta do próprio marketing que cria em torno de si. É uma atividade que entra em cena com força total nos anos eleitorais, atraindo grande parte da mídia.
Ele visa estreitar a expectativa de um determinado grupo de pessoas em relação às questões que envolvem seu cotidiano, através de suas propostas e projetos, com uma propaganda política, por exemplo, onde eles vão tratar de assuntos relativos a imagem do candidato, suas ações no governo, partido, e tudo aquilo que se trata de um líder junto a sociedade.
O Marketing é o conjunto de atividades que visa garantir a maior adesão possível a uma ideia ou causa que pode ser interpretado na figura de uma pessoa, normalmente um politico. Existe neste meio o tipo estereótipo do ”marketólogo”, que são aquelas pessoas que manipulam os votos, falsificadores da vontade dos eleitores, pessoas que ficam por trás dos candidatos.
E algo bem interessante que nós achamos, é que existem alguns autores que fazem a comparação do marketing politico com o marketing de produtos. As semelhanças convivem com as diferenças acentuadas, a principal é que o produto no marketing politico pensa, fala e tem história de vida, que no caso é o próprio candidato, ele vende a sua imagem, ele é o produto em si.