Marketing pessoal
Segundo Philip Kotler , “ marketing é um processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores com outras pessoas”. Pode ser definido como um conjunto de estratégias e ações visando promover o lançamento, desenvolvimento e sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor.
O mercado busca suprir a demanda de produtos e serviços que todas as pessoas procuram. O marketing muda conforme a sociedade muda, pois as necessidades das pessoas se alteram perante os anos e a transformação de tendência.
Transitando este conceito para o Marketing Pessoal, pois assim também acontece com a nossa imagem podemos ressaltar que nosso objetivo é aumentar a aceitação e fortalecer a imagem de uma pessoa pelo público em geral ou por determinado segmento deste público.
Com a evolução dos tempos vamos nos adaptando a novos conceitos paradigmáticos e vamos sendo totalmente influenciados pelo nosso contexto. Cada ser comporta-se de acordo com o ambiente onde está inserido. Isto não significa que somos volúveis ou vulneráveis, e sim que, o ser humano tem características adaptativas que o potencializa a viver transformações durante todo o percurso de sua vida. Somos parte integrante de um contexto sócio-politico-cultural e, desta forma precisamos adequar o nosso comportamento, as nossas atitudes, ações, posturas, etc., de acordo com nossos anseios. Para tal precisamos pensar em como seria possível uma modificação no meu status quo, para que eu caminhe em direção ao meu desenvolvimento integral. O primeiro passo é criando uma marca pessoal, condizente com a minha nova expectativa de vida.
O Marketing Pessoal pode ser definido como um conjunto de ações estratégicas, atitudes e comportamentos que conduzem a trajetória pessoal e profissional para um feliz sucesso por meio de qualidades e habilidades inatas ou adquiridas do indivíduo