mARKETING pESSOAL
1. O que é marketing pessoal?
É uma estratégia cujo objetivo é orientar os profissionais de qualquer categoria a manter sua posição no emprego que têm, ascender e/ou conquistar nova posição no mercado de trabalho, utilizando técnicas adequadas e atuais, que sejam esclarecidas, competitivas e levem, de fato, à vitória desejada.
2. O que é preciso para ter marketing pessoal?
• Marca pessoal: Descubra o ponto mais marcante da sua personalidade, sua maneira de se comunicar, sua alegria, seu bom senso, etc. Foque a ”divulgação” deste seu ponto marcante, ele será pra você o que uma marca é para uma empresa. Com o tempo, a sua ”marca pessoal” ficará conhecida.
• Você é o produto Por mais difícil que seja se imaginar como algo a ser utilizado por outros, os grandes profissionais nada mais são do que produtos que foram minuciosamente desenvolvidos para atender ao mercado. Sabemos então que, o profissional sendo um produto, inicialmente precisa ter uma boa aparência agradável e atrativa.
• Preparação Precisa ter conteúdo para ser um produto desejado pelo mercado e isso, requer muito trabalho, dedicação, persistência e evidentemente um conhecimento profundo na área de atuação mercadológica pretendida.
• Mercado Em um mercado cada vez mais competitivo e com profissionais cada vez mais capacitados, se tornou uma necessidade profissional. Não devemos aqui, confundir humildade com anonimato. Como um produto bom e de alta qualidade, o profissional deve estar na vitrine e é possível ser reconhecido como pessoa e profissional sem se perder a humildade.
3. Técnicas:
• O todo vale mais que a soma das partes, agregando valores: Um plano de marketing é como um cocktail, fácil de elaborar, e os seus ingredientes juntos dão um resultado bem mais apreciado como um todo. Lembre-se que seu marketing pessoal tem o poder de transformar seu talento em oportunidades. Um gênio sem marketing pessoal é um gênio desconhecido. Uma embalagem vazia é