marketing pessoal
SUPERIOR DE TÉCNOLOGIA EM ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL
RENATA DE SOUZA SANTOS
IMAGEM PESSOAL DO PROFISSIONAL DE ESTÉTICA
SALVADOR
2013
RENATA DE SOUZA SANTOS
IMAGEM DO PROFISSIONAL DE ÉSTETICA
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Estética e imagem Pessoal da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas,Estética,Saúde e Imagem Pessoal.
Prof.Luciane Barbosa,Poliana de Almeida Milreu,Vânia Aparecida Terra Malachias,Marcia Almeida de Bastos,Marcos Antonio Amaral e Heloisa Maria Elaine Licha Coutinho.
Salvador
2013
1. INTRODUÇÃO
A imagem corporal é um importante componente do complexo mecanismo de identidade pessoal. Gardner a figura mental que temos das medidas, dos contornos e da forma de nosso corpo; e dos sentimentos concernentes a essas características e ás partes do nosso corpo. O componente subjetivo da imagem corporal ou partes específicas de seu corpo (KAKESHITA; ALMEIDA, 2006, p. 498).
A busca por uma aparência jovem e saudável tem aumentado sobremaneira o crescimento do setor de serviços na área de estética facial, corporal e capilar. Esse setor encontra-se em ampla ascensão em todos os seus segmentos e tem motivado a crescente demanda por profissionais capacitados técnica e cientificamente, de forma a atender as necessidades da vida moderna (DWECK, 2006, p. 1237).
Frente a todas essas mudanças, a imagem corporal também precisa ser reformulada. A imagem corporal ou esquema corporal é a representação mental do próprio corpo, o modo como ele é percebido pelo indivíduo. Compreende não só o que é percebido pelos sentidos, mas também as ideias e sentimentos referentes ao próprio corpo, em grande parte inconsciente (CAMPAGNA, SOUZA, 2006, p. 11).
2. DESENVOLVIMENTO
O profissional de estética deve manter sua postura e uma boa