Marketing Pessoal
Essa estratégia busca enfatizar e mostrar as suas competência e habilidades de forma que elas possam lhe trazer grandes benefícios em diferentes aspectos da vida. O conceito de Marketing Pessoal se encaixa no contexto atual que vivemos, já que, a cada dia, ocorre um grande número de transformações no mundo todo. Essas mudanças são impulsionadas por fatores como a globalização e o rápido desenvolvimento tecnológico.
Frente a esse cenário e uma quantidade de exigências cada vez maior vinda do mercado de trabalho, surge o Marketing Pessoal como uma alternativa de revalorização das capacidades e competências do indivíduo.
Vemos todos os dias nos mais diversos meios de comunicação propagandas apresentando uma grande quantidade de produtos. Sua intenção é incentivar o consumidor a comprar tais mercadorias através da ênfase de suas qualidades.
No Marketing Pessoal, o processo é o mesmo, mas aqui o objetivo é apresentar a sua própria imagem e torná-la interessante para as pessoas.
O primeiro passo a dar é cuidar da sua imagem. Você acredita que exista uma imagem ideal? Vamos trabalhar com a ideia de que a imagem ideal é aquela que está adequada ao meio em que você vive e aos objetivos que deseja alcançar.
Mas tome cuidado:
Além de ser coerente com o local e a ocasião, você não deve fazer da sua imagem algo que pareça falso ou superficial. Esteja de acordo com o que o ambiente pede, mas não deixe de ser você!
A imagem é algo que construímos de dentro pra fora e essa construção passa pelo processo de conhecer o próprio potencial e as deficiências. Para construí-las é preciso preocupar-se com vários aspectos e todos eles merecem a devida atenção.
São eles:
1. Credibilidade;
2. Conhecimento de si mesmo;
3. Autoestima;
4. Comunicação eficiente;
5. Ética;
6. Postura