Marketing Pessoal e Escolar
O grande volume de pessoas e informações que fazem parte do cotidiano das instituições de ensino, exige a adoção de ferramentas e conceitos administrativos que tornem mais ágeis e eficazes seus processos - revertendo, assim, maiores benefícios para a comunidade escolar.
O Marketing nas Instituições de Ensino ainda é utilizado de forma escassa e onera o orçamento se não soubermos utilizá-lo no dia-a-dia, percebe-se que o Professor não se utiliza dele. Precisamos ressaltar a importância do relacionamento com os clientes (internos e externos) para torná-los mais fiéis e satisfeitos, valorizando o Professor e a Instituição.
O QUE É MARKETING?
É a habilidade de planejar e administrar as relações de troca da instituição com seus vários públicos.
Marketing é análise, planejamento, implementação e controle de programas cuidadosamente formulados para proporcionar trocas voluntárias de valores com mercados-alvo, com o propósito de atingir objetivos institucionais.
EVOLUÇÃO DO MARKETING
Década de 20 a 30 – produção em série e distribuição em massa – estabelece-se o Marketing.
Década de 50 – televisão – Peter Drucker eleva o Marketing a posição de importância suprema.
Década de 60 – 0800 e computadores em rede – Theodore Levitt, as atividades comerciais devem desenvolver-se de trás para frente, partindo das necessidades dos clientes.
Década de 70 – serviços 24 horas – cartão de crédito – Philip Kotler, o Marketing deve ir além do foco do cliente e cuidar de assuntos sociais mais amplos.
Década de 80 – caixa eletrônico – relacionamento com o cliente.
Década de 90 – navegação na internet – comércio eletrônico – personalização.
2000 – personalização em massa = customização - Marketing business-to-business
CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING
MARKETING EXISTE QUANDO PESSOAS DECIDEM SATISFAZER
SUAS NECESSIDADES E DESEJOS ATRAVÉS DE TROCAS
HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW Auto-realização