Marketing olfativo
Marketing Olfativo é uma ferramenta de marketing que utiliza-se da aromatização de ambientes para atrair através do olfato o interesse do consumidor.
Os clientes podem sofrer forte impacto pelos aromas, visto que quando inspiram, as moléculas afetam as freqüências das ondas do hemisfério direito do cérebro, responsável pelas emoções. Estimulados pelo desejo de trabalhar o ato de compra do consumidor através do centro das emoções (sistema límbico) está ganhando cada vez mais espaço, como marketing institucional, e tem sido mais utilizado por grandes empresas.
No marketing olfativo os objetivos visam a conquista, consolidação e aumento da simpatia pela empresa ou produto. Como resultado, todos memorizam o seu produto ligando-o às emoções agradáveis produzidas pelos efeitos do aroma. A eficiência de um anúncio acompanhado da aplicação de uma ação de marketing olfativo é praticamente imediata.
Como ferramenta de marketing promocional a aromatização ambiental e impressos atuam durante a decisão de compra, sobre um consumidor impulsionado pelo desejo (emoção) e freado pela razão.
Um estudo realizado pela Universidade Rockefeller, em Nova York, 1999, apresenta que:
O SER HUMANO 35% do que eles sentem o cheiro, em comparação com:
* 5% do que você vê;
* 2% do que ouvem e apenas;
* 1% do que eles tocam.
Áreas de atuação
O propósito das empresas que atuam neste mercado é atender a crescente demanda por produtos que proporcionam bem-estar dentro de estabelecimento comercial e residências. Aromas de ambiente exclusivos perfumam, criam sensações, ficam na memória de seus clientes e identificam a marca do produto.
A utilização de produtos de aromatização de ambientes proporciona os seguintes diferenciais de mercado:
Promoção do bem–estar e aumento da confiança.
Recordação de emoções e lembranças.
Fortalecimento dos atributos de um produto ou de uma Imagem Corporativa.