Marketing no Agronegócio
Marketing pode ser definido como uma função gerencial que busca ajustar a oferta da organização a demandas específicas do mercado, utilizando como ferramenta um conjunto de princípios e técnicas, ou seja, é um medidor entre a oferta e a demanda, uma espécie de ponte que liga quem está ofertando a quem está procurando.
Muitas pessoas interpretam o marketing como sendo somente propagandas e vendas, porém, é importante ressaltar que esses itens são apenas duas de suas funções.
O marketing existe desde a fase primitiva do homem, onde cada família supria suas próprias necessidades caçando, costurando seu próprio vestuário, fabricando os móveis. Após essa fase, iniciou-se a centralização do mercado, quando cada família começou a se especializar na atividade em que seus membros eram mais competentes. Com essa especialização e divisão de trabalho, as famílias perceberam que podiam produzir mais, sendo assim, para eliminar o excedente de produção, cada família montava uma barraca numa feira para trocar seus produtos por outros diferentes de outras famílias em outras comunidades. Essa ação de troca, séculos depois ficou conhecida como “marketing”.
Foi por volta do inicio do século XX, após a Revolução Industrial, que surgiram os estudos de marketing, pois, foi nesse período que houve o aparecimento das primeiras indústrias organizadas, houve ainda o aumento da produção que, anteriormente era artesanal, sendo assim as empresas tinham por objetivo a produção em massa para atender as necessidades dos consumidores.
Houve uma época em que a oferta começou a superar a demanda e os produtos começaram a acumular nos estoques. Era preciso então, focar nas vendas. A partir daí as empresas começaram a perceber que as vendas a qualquer custo que vinham por meio de estratégias de venda, propagandas e promoções não eram a melhor forma de comercializar, pois essas vendas não eram constantes. Em meio a tal situação as empresas começam a mudar a forma de relacionamento com