Marketing multinivel
3.1 Gestão ambiental
Apesar de estar sendo bastante divulgado na mídia, entender o termo “gestão ambiental” não é tão fácil quanto parece, devido a sua própria abrangência. Esse termo é comumente empregado para indicar atos no contexto ambiental, sendo percebido em determinados espaços geográficos, como por exemplo, parques e reservas florestais, áreas em que foram definidas como proteção ambiental, dentre outros.
Ao se analisar o termo “gestão ambiental empresarial”, percebe-se que este se limita a empresas e instituições, sendo definida por Rohrich e Cunha (2004, p.3) como sendo:
Um conjunto consistente de políticas e práticas administrativas operacionais que consideram a proteção do meio ambiente por meio da mitigação de impactos e danos ambientais decorrentes do planejamento, implantação, operação, ampliação, realocação ou desativação de empreendimentos ou atividades, incluindo-se todas as fases do ciclo de vida do produto.
Em complemento ao tema, Donaire (2006) comenta ainda que, inicialmente as empresas necessitavam preocupar-se somente com a qualidade dos sistemas de produção, com a produção de elevados lucros, além de investir na padronização da performance dos colaboradores. Essa percepção industrial, idealizada pelas instituições, foi sendo enfraquecida ao longo dos anos, onde:
Os administradores começaram a ver que suas organizações não se baseavam somente, nas responsabilidades referentes a resolver problemas econômicos fundamentais (o que produzir, como produzir e para quem produzir) têm presenciado o surgimento de novos papéis que devem ser desempenhados, como resultado das alterações no ambiente em que operam (DORAIRE, 2006, p.15).
A questão ambiental foi incluída definitivamente ao contexto das organizações no ano de 1972, em Estocolmo na Suécia, durante uma Conferência das Nações Unidas cujo tema era o Meio