Marketing moda
A análise do ambiente interno, de acordo com Lima et al. (2007, p. 126), é a avaliação dos pontos fortes e fracos da organização, identificando os quesitos em que ela está à frente dos concorrentes, ou seja, sua competência. Entende-se que a análise do ambiente interno ajuda a empresa a manter o que tem de melhor a oferecer aos clientes e melhorar ou eliminar os pontos fracos em relação aos concorrentes e que estão a impedindo de se desenvolver.
Segundo Las Casas (2000, p. 20), estudos históricos comprovam por meio de registros e relíquias encontradas em ruínas do Império Romano que o varejo surgiu na antiguidade, aproximadamente de 44 a.C à 395 d.C. Na época, os números de lojas varejistas destacaram – se em Roma e em algumas outras cidades do Império.
Segundo Ariès e Duby (2002, p. 63), no Império Romano o setor de artesanato era formado de mão de obra escrava. Os escravos geralmente eram negociados como mercadorias entre os proprietários de terras. Os autores (2002, p. 137), descobriam ainda que os cambistas foram um dos principais responsáveis pelo surgimento do comércio varejista no Império. A partir desse período, o comércio começou a ganhar mais importância entre as pessoas, os comerciantes começaram a colocar placas na frente das lojas para divulgar seus produtos e captar clientes. Com o aumento da população e o desenvolvimento do comercio houve a expansão de lojas