Marketing mix mc donald
3.2.4.1. Produto
O produto do Burger King é a refeição rápida, ou fast food. Como alimento, produz hambúrgueres, saladas, batatas fritas, anéis de cebola, café, sumos, batidos, biscoitos e tortas. Um dos factores que o Burger King tem como vantagem em relação aos seus concorrentes é os seus hambúrgueres serem grelhados.
Em termos de Higiene, é inquestionável que eles não sigam os padrões necessários, independentemente de se gostar ou não do tipo de comida. Os restaurantes são lavados várias vezes ao dia.
O rápido serviço de atendimento é um factor muito importante no funcionamento do restaurante. A rápida confecção dos produtos é essencial para que o cliente não fique desconfortável com o tempo de espera.
O tipo de embalagens usado é preferencialmente papel, o que facilita o transporte dos alimentos caso não se deseje comer no restaurante.
3.2.4.2 Preço
A percepção de valor pela parte do consumidor é um factor importante aquando da determinação do preço. Os consumidores têm a sua própria imagem mental do quanto vale um determinado produto, pelo que o produto para além de ser um bem físico, também possui características psicológicas. Como tal, antes de se adoptar uma política de preço, há que ter em conta as estratégias subjacentes.
A estratégia de preço adoptada pela McDonald’s é a de valor e benefício altos para o consumidor – procura oferecer comida rápida de qualidade com um bom valor.
O perigo de se utilizarem preços baixos como ferramenta de Marketing é que o consumidor pode sentir que um baixo preço num determinado produto implica uma qualidade do mesmo duvidosa. É então importante ter a plena consciência da integridade da marca aquando da decisão do preço. Outra possível consequência adversa da redução de preços, é que os concorrentes igualam os preços baixos praticados pela marca, reduzindo a margem de lucro da McDonald’s sem que haja um aumento nas vendas. No entanto, nesse