Marketing logístico
Um exemplo de sucesso no marketing logístico é a Nestlé, que é a única marca que consegue estar, através de seus produtos, em todas as residências brasileiras, seja através de um biscoito ou de um leite por exemplo. E que tem uma forte regionalização de suas ações. Desta forma, o escritório de marketing regional está em Pernambuco, enquanto a sua única fábrica do mundo que produz vários produtos da marca está na Bahia. Segundo Francisco Garcia(gerente de marketing Centro/Sul da Nestlé no Nordeste). Mas, a cada dia, ela se aproxima mais de seus consumidores. Através, de um supermercado/ barco que visita comunidades carentes nos entornos da Ilha de Marajó a Belém levando alimentos e nutricionistas. Na minha visão, a empresa oferece uma inteligente forma de levar seus produtos à aquela região. Além disso, a marca desenvolve produtos regionalizados para atender aquele público específico. É o caso do leite em pó Ideal, exclusivo para a região Nordeste.
A Fiat, que tem 26,8% do marketing share na região nordestina, diz que conhecer a fundo esse consumidor é uma bênção (João Ciaco, diretor de publicidade e de marketing de relacionamento da Fiat), que anunciou a construção de uma fábrica da empresa em Pernambuco e que vai consumir R$3 bilhões até ficar pronta em 2014.
Para descobrir o carro que seria mais procurado nas concessionárias, o site do novo uno disponibiliza aos clientes montar o carro como quiser, da forma mais simples às mais completas possíveis. A montadora produz mais carros que as concorrentes francesas, japonesas e coreanas juntas afirma o diretor de marketing logístico. Na minha percepção, com a construção dessa nova fábrica, a montadora atingirá sua