Marketing Invisivel
Trabalho de Conclusão de Módulo
“O Marketing Invisível”
Professor Orientador: Mauro
Grupo Nº4
Daniela Eiko Higa
David Massei de Morais
Elisa Codonho Premazzi
Jaime Branco Filho
Lucas Broly dos Santos
Paulo Vitor Leme da Cruz
São Paulo - SP
Junho - 2012
TEMA: MARKETING INVISÍVEL
O Marketing Invisível surgiu em resposta a um dos principais problemas enfrentados pelos profissionais de agências de propagandas na atualidade - como ganhar a atenção de um consumidor saturado pelos apelos publicitários. Pesquisas revelam que uma pessoa entra em contato com pelo menos 500 apelos publicitários por dia. Em uma sociedade saturada de informação, as corporações enfrentam constantemente o risco de serem ignoradas. As empresas precisam fugir do lugar comum e buscar vantagens competitivas em soluções novas e não convencionais para divulgar seus produtos. Essa ânsia desenfreada por ganhar a atenção do consumidor resultou na criação do chamado Marketing Invisível.
O Marketing Invisível tem como objetivo atingir os consumidores sem parecer ser uma informação comercial. Como exemplo, temos as frequentes contratações de atores ou pessoas influentes dentro de um grupo pelas empresas, com o objetivo de que o mesmo fale bem de um determinado produto naquele círculo de relacionamento, sem que as pessoas percebam que ele está sendo pago, ou recebendo algo em troca para isso. Desta forma, utilizam pessoas teoricamente comuns, que andam pelos mesmos lugares, ou que frequentam as mesmas comunidades.
PROBLEMÁTICA
Conhecido também como Undercover Marketing, em inglês, o marketing invisível é uma ferramenta poderosa e de baixo custo. O problema é que ele é tão sutil que ninguém percebe que se trata de comunicação corporativa, o que acaba levantando sérias dúvidas quanto à conduta ética dessa estratégia. Algumas pessoas não se importam com isso,