marketing internacional
Com a globalização dos mercados e a alta concorrência, as empresas deixam de competir apenas com os produtos do mercado nacional e passam a concorrer com produtos de todas as partes do mundo. Através de incentivos e políticas governamentais que favorecem a importação (como estratégia para modernizar a indústria nacional ou diminuir a inflação), as empresas necessitam cada vez mais buscar o mercado internacional para oferecer seus produtos através da exportação, uma vez que o mercado nacional ficou pequeno demais para a grande variedade existente.
Contudo, para que a estratégia de internacionalização de uma empresa tenha sucesso, é preciso saber "para quem" e "para onde" exportar, evitando cometer erros que tragam prejuízos à empresa, denegrindo sua imagem no exterior. É aí que entra o marketinginternacional, como uma ferramenta estratégica às empresas para que estas consigam compreender quais são as necessidades, os desejos e a demanda pelo seu produto no mercado internacional, considerando a aceitação do produto no mercado externo e as diferentes culturas existentes.
Para os empresários que desejam abrir novos mercados, é necessário, antes de iniciar o processo de exportação, definir estratégias de marketing, considerando a compreensão do mercado nacional e do mercado do país de exportação, através da análise de variáveis que influenciarão a aceitação do seu produto no mercado internacional.
A análise desses mercados se dá através do estudo de variáveis econômicas, demográficas, tecnológicas, geográficas, socioculturais e político-legais. É preciso um estudo aprofundado dessas variáveis, tanto no país de origem da empresa como no país-alvo, para identificar as oportunidades e ameaças, bem como os pontos fortes e fracos da empresa, e assim definir as estratégias que serão adotadas a fim de obter sucesso na internacionalização (LIMA, 2010).
Conforme já visto em aulas anteriores, variáveis econômicas como taxas de câmbio, taxas de juros,