Marketing Industrial
Antes de fabricar um produto, a gerência de produtos de uma empresa realiza um profundo estudo de pesquisa de mercado para conhecer o segmento, as melhores áreas de consumo, qual o investimento em P&D necessário e várias etapas, que no estágio de pré-produção, são conhecidas como marketing industrial.
Por meio do marketing dentro da indústria é possível saber se determinado produto será viável ou não para ser produzido e distribuído em determinada região. Considera-se a preferência do consumidor por determinado nível de qualidade e características, qual o preço estariam dispostos a pagar e quais os melhores pontos de venda para a distribuição.
O marketing industrial utiliza, como em toda pesquisa de mercado, instrumentos para a coleta de dados, podendo ser por meio de um questionário ou dispositivos eletrônicos; além de definir que tipo de abordagem será utilizada: observação, grupo focal e levantamento experimental.
Além do fator de se utilizar pesquisas para se avaliar a importância real de se produzir e lançar um novo produto, o marketing industrial está envolvido com todos os meandros da produção de bens e serviços de uma empresa para outra. Entende-se como bem industrial um produto final produzido por uma indústria.
Não está apenas limitado ao contexto de uma pesquisa realizada para o setor de planejamento e gerência de produto, mas para todo e qualquer relacionamento em nível industrial de negócio. No ano de 1983, profissionais do mundo dos negócios buscaram definir uma melhor postura e estratégias que pudessem aprimorar o relacionamento entre empresas.
Depois de encontros e debates entre executivos, empreendedores e estudiosos, no Brasil, foi criada a IMI – Instituto de Marketing Industrial – considerada um centro de inteligência no marketing brasileiro.
Atualmente, a IMI é uma entidade com fins sobre as atividades empresariais visando sempre disseminar novas práticas de Busineess Marketing. Permitindo que cada empresa