Marketing holistico
A globalização e a evolução tecnológica trouxe a comoditização do comércio internacional, bem como um consumidor mais capacitado a questionar, fazendo com que o marketing atual não seja o mesmo existente nos anos em que o produto era o foco principal. O consumidor passou a ser o foco e em face disso o marketing deve se atentar com a percepção humana.
Necessário se faz agregar esse processo de percepção com projetos, campanhas, a fim de que o consumidor comprove o que foi inicialmente oferecido e prometido pelo fornecedor. Sendo assim, os gestores das organizações sabem que alinhar ética ao marketing é uma prática importante, ante o cenário atual do mercado.
O marketing holístico, conceito novo, traduz essa ideia de marketing alinhado à ética e busca atender exatamente as empresas que utilizam o marketing como uma ferramenta ética.
CONTEXTUALIZANDO A VISÃO DO MARKETING NAS ORGANIZAÇÕES
O MARKETING HOLÍSTICO
Há vários meios de definições de marketing holístico e seguindo o princípio de que “marketing é percepção”, o trabalhou analisou um “case” permitindo posteriormente sua contextualização.
TODOS PELO CLIENTE
A empresa de seguros AFLAC levantou estudos de caso, no qual teve contou com a participação de sua vice-presidente e CPO, objetivando quantificar as expectativas de atendimento prestado para todos os cargos, desenvolvendo competências específicas da organização em geral e definindo-as para determinadas áreas.
Tal processo contou com focus groups e pesquisas quantitativas envolvendo clientes, funcionários e gestores. Ela destacou que as expectativas deveriam ser especificadas e explicitadas, não presumidas, cite-se como exemplo uma chamada telefônica onde o assunto não corresponda à sua área, espera-se que o funcionário não transfira a ligação, uma vez que causa insatisfação no cliente. Tal situação enquadra-se na AFAC, não significando dizer que seja um comportamento padrão nas demais organizações.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O CASE
Ante o case