Marketing - Exemplos não míopes
PRIMEIRO EXEMPLO: NETFLIX
VISÃO NÃO MÍOPE DE MARKETING
JUSTIFICATIVA:
A empresa Netflix teve um crescimento de 3,8 milhões de assinantes ao redor do mundo, no final de 2012, que lhe gerou um lucro de oito milhões de dólares, e subiram suas ações em 25%. O Netflix valia quase 11 bilhões de dólares no mercado em 2011 e esse número só aumenta. O sucesso do Netflix se deve ao seu catálogo de séries e filmes, e à sua facilidade. Essa empresa sempre tenta adicionar novidades do cinema e da televisão em seu repertório, além disso, o site também pode ser assistido na televisão – se ela tiver uma plataforma que entre na internet. O seu programa analisa quais são os programas que cada usuário mais assiste, para dar sugestões de outros filmes, de acordo com o que o cliente gosta. O grande sucesso também se deve à velocidade e a qualidade que o serviço oferece, e aos conteúdos exclusivos nesse site. No Brasil existe mais de 1600 vídeos disponíveis para seus assinantes e nos EUA esse número é maior ainda, porque lá a concorrência é mais acirrada, desse modo o Netflix se mantém como líder na concorrência nesse meio de serviço sob demanda. Essa empresa também possui várias formas de pagamento, para atingir um número maior de clientes.
SEGUNDO EXEMPLO: JOHNNIE WALKER
VISÃO NÃO MÍOPE DE MARKETING
JUSTIFICATIVA:
A marca Johnnie Walker de uísque tem uma visão não míope de marketing, porque desde os princípios, ela possui um atendimento que cativava e conquistava uma clientela de alta reputação. O grande sucesso da marca também se deve ao fato de ela possuir vários tipos de uísque: cada uísque da marca recebe um nome de acordo com os anos que ficaram repousando em barris de carvalho.
Essa marca consegue cativar vários tipos de clientes, independente do quanto eles paguem para consumir o uísque da marca. A marca sempre teve sucesso, mas o sucesso atual se deve à centralização de sua comunicação. A equipe criativa responsável por isso uniu a