Marketing Estratégicos - Empresa de Gelatina
1. ESTUDO DO MERCADO
A gelatina é muito utilizada em alimentos, medicina e certas indústrias. É obtida a partir de materiais que tenham alto teor de colágeno, como pele bovina e suína e ossos de boi. A matéria-prima é retirada exclusivamente de animais aprovados para o consumo humano por autoridades veterinárias. No caso do boi, após o abate, as peles são enviadas às fábricas processadoras. Lá, são lavadas para a remoção dos pelos e cortadas em três camadas. A parte intermediária é usada para a produção de gelatina.
O Brasil é o maior produtor e exportador de gelatina do planeta, com embarques da ordem de R$ 300 milhões anuais devido à abundância de matéria prima, assegurada pela condição de determos o maior rebanho bovino comercial do planeta. “Por características de mercado, o Brasil se transformou no que chamo de o maior celeiro de gelatina do planeta, explica Paulo Reimann, presidente da Gelita
South América. Exportamos cerca de 80% da nossa produção, completa Reimann”.
Com o crescimento das exportações, as indústrias vêm se esforçando para que haja uma preocupação maior no campo, nos frigoríficos e nos curtumes, ou seja, em toda a cadeia produtiva para a fabricação da gelatina. Porém, os próprios fornecedores e outros membros da cadeia de carnes não conhecem a relevância da indústria. A fabricação de gelatina faz parte de um mercado promissor para o couro.
O nível tecnológico das indústrias de produção de gelatina instaladas no
Brasil é de classe mundial e o padrão de excelência das fábricas é confirmado por registros de patentes internacionais, pois o fornecimento deste produto é feito para países com exigências sanitárias e de qualidade mais elevadas do que o cotidiano industrial do Brasil.
1.1.
Dados do Mercado de Gelatina
O mercado global de gelatina movimenta cerca de US$ 3 bilhões por ano, o consumo mundial é estimado de 250 mil toneladas. O mercado brasileiro produz o
4
montante de 35.000 toneladas. A principal fabricante de gelatina no