Marketing em farmácias e drogarias
Marketing em
Farmácias e Drogarias
A administração eficiente das farmácias comunitárias, assim como em outras empresas, é fator determinante para a sobrevivência e o futuro da organização, cabendo aos gestores, assim, as funções típicas dos administradores, em especial as de planejar, organizar, dirigir e controlar.
Para nortear decisões e ações, deve o consumidor ser o centro de todo o processo, além da compreensão do pa‑ pel estratégico das farmácias na disponibilização integrada de produtos e serviços à promoção, prevenção, cura e rea‑ bilitação de saúde. Porém, para que sejam possíveis níveis de lucratividade e retorno sobre o investimento no com‑ petitivo setor farmacêutico, é necessário, por parte dos profissionais, o desenvolvimento de novas competências, habilidades e flexibilidade.
Assim, o planejamento de marketing se apresenta como importante ferramenta para se estabelecer deci‑ sões administrativas e gerenciais de curto, médio e longo prazos, visando à busca da fidelização dos clientes e à conquista de novos, através do cumprimento da missão da prática farmacêutica na cadeia de distribuição de me‑ dicamentos. Gestão de marketing
Definido como “processo social e gerencial, através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e de que necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros”, o marketing pressupõe que clientes com necessidades e poder aquisitivo diferentes tendem a realizar compras, levando em consideração o bom atendi‑ mento, o beneficio e o preço e a logística que a empresa fornece. A questão central da gestão de marketing é identificar ou desenvolver as melhores ferramentas aos seus diferen‑ tes mercados. Assim, pode‑se pensar em termos de um processo de marketing com três objetivos:
a) criar ou identificar valor,
b) desenvolver e entregar valor,
c) alinhar pessoas ao valor.
Porem não é fácil atender a esses objetivos, pois a
sociedade