Marketing Eletrônico
MARKETING ELETRÔNICO
OLIVEIRA
2013
AMANDA JOSIANY DOS SANTOS
ELIZABETH APARECIDA VIANA
GABRIELLA CRISTINA RABELO LEITE
JOELMA MARIA DA SILVA
MARKETING ELETRÔNICO
Trabalho apresentado à Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais de Oliveira, da Fundação Educacional de Oliveira - FEOL.
Prof. Dr. Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira
OLIVEIRA
2013
1 INTRODUÇÃO
Com o avanço tecnológico, as pessoas tem usado a Internet como meio de satisfazerem suas necessidades e desejos, assim ela se tornou uma ferramenta eficaz e útil de comunicação entre as empresas e os clientes. Nesse contexto, o marketing eletrônico surgiu como forma de atender as novas perspectivas do mercado. As organizações precisam utilizar as novas redes de comunicação, formatos digitais da informação, integração dos sistemas e, principalmente, interatividade com o cliente. (GRUTZMANN, 2006)
O marketing eletrônico possibilita as empresas a realizarem suas atividades comerciais em um âmbito global. Por meio das ferramentas do marketing eletrônico há uma interação direta ou indiretamente com respostas instantâneas. Desta forma, as organizações devem aproveitar os benefícios que os meios eletrônicos proporcionam, para promover seus produtos e serviços.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Como meio de estimular a venda de produtos e serviços, o marketing busca usar suas ferramentas para melhor comunicação de relacionamento agregando valor aos produtos e serviços. Com a complexidade da definição de Marketing, Churchill e Peter (2003) define-o como processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. Segundo Kotler