Marketing Direto
Segundo a definição oficial da Direct Marketing Association:
“Marketing direto é um sistema interativo que utiliza uma ou mais mídias de propaganda a fim de produzir resposta e/ou transação mensuráveis, e em qualquer local. ``
Partindo desta definição simples e direta, encontramos palavras chave que diferenciam o marketing direto de outras disciplinas de marketing.
Interativo: Interação, comunicação individualizada entre a empresa e o cliente existente/cliente potencial – um ponto importante.
Uma ou mais mídias: O marketing direto não se restringe ao uso de uma única mídia. De fato, os profissionais de marketing direto tem verificado uma sinergia entre as mídias. A combinação de mídias é frequentemente muito mais produtiva que o uso de uma única.
Resposta mensurável: Mensuração é uma das marcas registradas do marketing direto. Tudo o que fazemos pode ser mensurado: sabemos o quanto gastamos e quanto recebemos de volta.
Transação em qualquer local: O mundo é nossa concha. Transações podem ocorrer por telefone, num quiosque, pelo correio ou numa visita pessoal.
O escopo total abrangido pela mídia que os profissionais de marketing direto tem à disposição aparece no fluxograma da figura 1, publicado pela revista Direct marketing.
A ampliação do marketing direto tem sido de evolução e revolução. As suas aplicações tradicionais foram aperfeiçoadas, e sempre surgem novos usos. O crescimento do marketing direto nos anos 50,60 e 70 deve-se em grande parte a empresários pioneiros que viram no marketing direto mais um canal de distribuição para o marketing geral especificamente. Embora a ampliação de seu escopo deva ser atribuída a nova geração de talentos, que alargou seus limites para incluir o MRD -Marketing de Relacionamento Dirigido (TRM – Targeted Relationship Marketing).
Para Joel Tucciarone, diretor de marketing estratégico da Wunderman , Ricotta & Kline , de Nova York , diz que “ MRD significa cultivar consumidores