Marketing direto nas empresas
Uma forma ainda bastante comum de fazer marketing direto é o telemarketing. Um bom exemplo são empresas especializadas em empréstimos consignados para aposentados ou pensionistas. As ligações são direcionadas para pessoas na média de 60 anos para cima, idade média da aposentadoria no país.
O Marketing direto pode ser aplicado em pesquisas de opinião. Um exemplo seria uma empresa que deseja lançar um novo produto, mas antes gostaria de saber se seria rentável ou não. A partir de um banco de dados seria possível selecionar alguns clientes, normalmente os mais fieis, e mandar-lhes uma pesquisa. Oferecer um desconto ou um brinde em troca do formulário respondido é uma ótima forma de garantir que pelo menos grande parte das respostas sejam devolvidas.
O Marketing direto é uma excelente ferramenta para estreitar o relacionamento entre empresa e clientes ou possíveis clientes. Os benefícios vão desde economia de tempo à economia de dinheiro, já que a ação é direcionada para um público especifico que normalmente é definido de acordo com seus interesses.
Uma empresa pode fazer uma ação de marketing direto enviando catálogos ou malas-diretas para endereços selecionados. Esses endereços podem ser retirados de um banco de dados que a própria empresa pode confeccionar, armazenando informações de seus clientes. Isso economizaria a verba da ação, já que a probabilidade de desinteressados a receber o informativo seria relativamente menor.
Outra ação muito parecida à citada anterior são as newsletters. Muitas empresas como Lojas Americanas, Casas Bahia e até