marketing de vendas
PARA AS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS
Thiago Faleiro Garcia¹, Luiz Fernando Braga Lopes¹
¹Universidade Paranaense (UNIPAR)
Paranavaí – PR – Brasil thiago_faleiro@hotmail.com, lfbraga@unipar.br
Resumo. Este artigo aborda a importância de sistemas de informação para as organizações empresariais. E também tem o intuído de apresentar os conceitos da ciência da informação, ciência da computação, sistemas e os profissionais das tecnologias, no qual as empresas necessitam, detalhando os seus conceitos e aplicativos principais.
1. Introdução
A informação constitui um recurso fundamental em todas as atividades do cotidiano, pois a informação é conjunto de fatos organizados de tal forma que adquirem valor adicional além do valor do fato em si [Souza, 2011], onde levamos a uma razão de um conhecimento. Desde na segunda guerra mundial, foi descoberta a grande importância da informação, pois os seus colaboradores eram desinformados e sem conceitos para a solução, nascendo à ciência da informação, que foi originado em Bojo da revolução científica e técnica que se seguiu à Segunda Guerra Mundial, para tratar a transformação e o seu uso da informação.
Em base do surgimento da Ciência da Informação (CI) foram estudados para encontrar vários conceitos, técnicas e sistemas para se tratar a recuperação da informação, de uma forma rápida e eficaz, que foi um ponto fundamental para chegar a um conhecimento. De acordo com os autores [Belkin & Robertson, 1976] resumiram:
“O propósito da CI é facilitar a comunicação de informações entre seres humanos”.
Outro papel fundamental que compõe a CI é a ciência da computação, de acordo com o autor defina claramente [Denning, 1989]: “A disciplina da computação é o estudo sistemático dos processos algoritmos que descrevem e transferem informações; sua teoria, análise, desenho, eficiência, implementação e aplicação. A questão fundamental subjacente a toda computação é “o que pode ser