Marketing de varejo
Varejo
É uma atividade responsável pelo oferecimento de produtos e serviços para os consumidores.
O objetivo do varejo é vender cada vez mais. Alguns exemplos de grandes lojas varejistas são: O Mapping, Lojas Americanas e A Meslla.
O varejo é impulsionado pelos seguintes fatos: ▪ O consumidor poder comprar pouco de cada mercadoria, no entanto com mais freqüência. ▪ O consumidor é o responsável por dar o START inicial na compra, ou seja, ele inicia o processo e partir daí o varejista abastece o seu ponto de venda, a partir desta demonstração de necessidade, preferência, satisfação do cliente em relação a um determinado produto.
Vantagem do Varejo O consumidor sempre vai a um mesmo ponto de venda (torna-se um Hábito), assim, não é difícil encontrar determinada marca de varejo. Outro ponto varejista seria a compra sem estoque, ou seja, de uso imediato para o consumo.
Marketing de Varejo = Trade-Marketing - cuida da relação de marketing de vendas. Dentro do marketing de varejo estão compostos os 4P`s (produto, preço, praça e promoção), para ajudar a promover a venda do produto, da marca, da empresa, etc, no mercado.
Produto “É um conjunto de atributos tangíveis e intangíveis que proporciona benefícios reais ou percebidos com a finalidade de satisfazer as necessidades ou os desejos do consumidor”.(Semenick e Bamossy)
“É qualquer coisa que possa ser oferecida para um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade”. (Kotler e Amstroy)
Qualidades do Produto
▪ Variedade ▪ Qualidade ▪ Design ▪ Características ▪ Marca ▪ Embalagem ▪ Tamanhos ▪ Serviços ▪ Garantia ▪ Devoluções
Produtos: Bem ou serviço?
▪ Produzidos por setores primários (pecuária, agrícola...) e secundários (Indústria) = BEM; ▪ “Imaterial”, setor terciário = SERVIÇO.
Tipos de Produtos