Marketing de Serviços
Os clientes estão mais difíceis de agradar, estão mais exigentes, conscientes de preços, buscam a excelência em tudo que consomem, seja na aquisição de novos e melhores produtos ou na qualidade do atendimento que recebem. É nesse momento que as organizações precisam compreender essa realidade, para que o processo de conquista e fidelização de clientes seja não só eficiente, mas também lucrativo.
A empresa que consegue administrar o seu relacionamento com o cliente adquire vantagem e se destaca em relação às outras. O objetivo é manter os seus clientes com uma relação de credibilidade e confiança, o que possibilita construir relacionamentos duradouros. A organização deve captar o máximo de informações sobre seus clientes para trabalhar cada um deles, de acordo com sua necessidade ou expectativa.
A prestação de serviços vem antes do relacionamento, conceitualmente. Primeiro é preciso atender e servir o cliente para, a partir disso, conhecê-lo (captando informações transacionais da pessoa como compradora e comportamentais do consumidor como usuário), segmentá-lo (no grupo mais adequado para assim entregar concessões e condições mais vantajosas que irá manter a sua preferência), e, enfim, construir relacionamento fornecendo atenção e benefícios conforme a importância dele para o negócio.
O Marketing de Relacionamento envolve atividades destinadas a desenvolver ligações economicamente eficazes de longo prazo entre uma organização e seus clientes para benefício mútuo. Sendo assim, a organização que possui o Marketing de Relacionamento de forma ativa, envolvendo principalmente os funcionários que prestam serviços diretamente aos clientes, possui grandes chances de lucratividade a longo prazo.
Ao oferecer produtos ou serviços ao cliente, a organização deve entender que cada cliente é único e possui suas particularidades, necessidades e desejos. Relacionamento e a fidelização precisam ser vistos