Marketing de Serviços
INTRODUÇÃO
O significado do marketing não é mais entendido, simplesmente, como sinônimo de venda e/ou comunicação. O marketing moderno compreende um conjunto de atividades empresariais que visa à satisfação das necessidades e dos desejos de um, ou vários mercados, através da oferta de produtos e serviços, por meio de um processo de troca (Kotler). Essas atividades da empresa envolvem um grande número de ações a serem desenvolvidas desde a preparação e o lançamento de um produto até seu eventual declínio.
As empresas de serviço movem as economias modernas; os serviços são responsáveis pela criação de uma maioria significativa de novos trabalhos no mundo inteiro e o setor envolve uma enorme diversidade de atividades, com ou sem fins lucrativos.
Ao discutir estratégias para comercializar produtos industrializados, os profissionais de marketing normalmente consideram apenas os quatro elementos estratégicos básicos: preço, praça, promoção, produto. Entretanto, os serviços que envolvem aspectos como envolvimento do cliente na produção e importância do fator tempo, exige a inclusão de outros elementos estratégicos. Por isso, alguns consideram na elaboração de estratégias não somente os quatro P’s , mas oito P’s da administração integrada de serviços, que destaca oito elementos variáveis de decisão. Para os gerentes de organizações de serviço, os oito P’s são essenciais para o sucesso de uma empresa de serviços competitiva.
O Composto de Marketing de Serviços envolve as características básicas do Marketing Mix tradicional, agregando fatores específicos do segmento de prestação de serviços, envolvendo basicamente oito elementos, os chamados 8P’s do Marketing de Serviços citados anteriormente. Estes elementos abrangem os seguintes tópicos: Elementos do Produto; Preço; Praça (entrega); Promoção; Pessoas; Physical Evidence (Evidência Física); Processo; Produtividade & qualidade.
Foram escolhidas duas empresas do segmento de