Marketing De Servi Os
Pode ser definido como o conjunto de atividades que têm como objetivo primário a análise, o planeamento, a implementação e o controlo de programas destinados a obter e servir os clientes conforme a procura, sendo esta selecionada ou distinguida por produtos e serviços, de forma adequada, onde os desejos e necessidades dos consumidores são satisfeitos, onde se aposta na produtividade e qualidade do serviço.
O Marketing-mix dos serviços:
1º P – Elementos do Produto
São todos os componentes constituintes do serviço que vão criar valor para que usufrui deles, neste caso os clientes. Deve ser feita uma seleção por parte dos gerentes das características do produto principal (bem ou serviço) e dos elementos suplementares que estão ligados ao produto principal, tendo em conta aquilo que são os desejos dos clientes e ao grau de desempenho dos produtos apresentados pela concorrência.
2º P – Lugar e Tempo
Este é composto pelo todo o processo de decisão por parte de quem gere os serviços onde se decide quando, onde e como entregar estes serviços aos clientes. Este processo envolve decisões sobre o lugar e o tempo da entrega e pode ainda envolver canais de distribuição física ou eletrónica, dependendo da natureza do serviço fornecido. As empresas podem entregar o serviço diretamente aos clientes ou a organizações intermediárias, onde estas recebem uma percentagem do preço de venda para executar certas tarefas associadas às vendas, serviços e contato com o cliente.
3º P – Processo
Método de operações e ações, que envolve todos os passos necessários à definição de um plano. A criação e entrega de elementos do produto aos clientes exigem que o projeto e implantação destes sejam eficazes. Processos mal delineados levam a um desagrado por parte dos clientes, onde os resultados finais não serão aquilo que quem presta o serviço estará à espera. Da mesma forma, processos deficientes dificultam o bom desempenho do pessoal do front-office , o que resulta numa