Marketing de Relacionamento
Antes de entrarmos no tema Pós-Venda faz-se necessário entendermos o marketing e o mercado consumidor e suas evoluções.
O marketing tem-se tornado cada vez mais indispensável para o sucesso dos negócios.
Prova disso é a quantidade de bibliografia a esse respeito existente no mercado acadêmico; muitos dos títulos estão voltados para a área de negócios e enfocam os mais diversos aspectos do marketing: para empresas de serviços; familiares com negócios na
Internet; de bens de consumo; sem fins lucrativos e que produzem bens industriais; para melhoria de relacionamento com os clientes; pesquisa de marketing; dentre outras.
No entanto, é preciso muito cuidado ao se considerar a aplicação das diversas técnicas de marketing em uma empresa, seja ela qual for. É necessário adequar os seus conceitos fundamentais para preservar o máximo possível a integridade das funções da organização, suas características específicas, a dinâmica dos negócios do seu mercado, bem como o momento por ela vivido.
Um pouco de História
Uma das principais influências na evolução do mercado foi a tecnologia, dentre outras.
A tecnologia permitiu a produção em grande escala para o mercado de massa — em vez de vender individualmente, lutamos por maior participação no mercado (market share) — realizarmos pesquisas de mercado, segmentações, modelos estatísticos, que permitissem predizer tendências e padrões de compra.
Assim, o marketing começou a ser incorporado nas empresas e ganhou importância na gestão, à medida que as organizações passaram a sofrer pressões das exigências dos consumidores e da concorrência.
Os problemas de mercado, associados à ação da concorrência, mostraram as vantagens do caminho do marketing.
A produção em massa ganhou espaço e a guerra por preços tornou-se inevitável.
2. Produção em Massa
A produção em massa trouxe níveis inéditos de prosperidade.
A “guerra mundial de descontos” beneficiou algumas empresas a curto