Marketing de relacionamento como diferencial competitivo
Proposta de Investigação para o Trabalho de Licenciatura
de
LUÍS CALISTO CHEVEIA
Estudante Nº 142005438
DO CURSO DE GESTÃO
no
INSTUTUTO SUPERIOR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MOÇAMBIQUE
Supervisor: Prof. Doutor. João Ruas
Maputo, Abril de 2009
ABSTRACTO
Autor: Luís Calisto Cheveia
Grau académico: Licenciatura em Gestão
Título: Marketing de Relacionamento como Diferencial Competitivo
Universidade: Instituto Superior de Ciências e Tecnologias de Moçambique
Faculdade: Gestão
Supervisor: Prof. Doutor. João Ruas
Data: Abril de 2009
Palavras chave: Marketing, Relacionamento, Vantagem competitiva
Actualmente, a crescente competitividade imprime a necessidade de se repensar nas estratégias organizacionais de modo a se potenciarem os factores que efectivamente representem oportunidades de diferenciação entre as empresas.
Assim, para que as empresas se tornem cada vez mais produtivas, competitivas e inovadoras, factor principal para se diferenciarem nos mercados onde operam, têm de desenvolver Estratégias de Relacionamento eficazes para que, de forma efectiva possam manter relações firmes e duradouras com os clientes.
É neste contexto que se vai elucidar como o Marketing de Relacionamento nas empresas Moçambicanas poderá contribuir para o seu desenvolvimento nomeadamente criando condições para adquirirem mais qualidade e maior vantagem competitiva.
Neste trabalho vai-se fazer uma Investigação dentro do paradigma fenomenologico, utilizando a metodologia de ‘action research’ exploratório com a condução de entrevistas para se obter informação e opinião dos gestores e cliente,apoiado por uma leitura bibliográfica pertinente para melhor fundamentar o estudo em causa.
Espera-se com este trabalho poder contribuir ainda que de forma modesta, para o sector empresarial de modo que passe a utilizar esta lógica de organização no seio das suas estratégias e