marketing de guerilha
Palestra realizada entre os dias 12 a 14 de setembro de 2011, durante a VIII Semana de Administração da FaSaR, apresentada pelo Sr. Rodrigo Alejandro, no auditório da Faculdade Santa Rita – FaSaR, com duração de 4 horas.
O palestrante falou-nos sobre o Marketing de Guerrilha que resulta do envolvimento de membros participantes de uma organização em torno de um propósito, fazendo da empresa presença importante naquele meio ou evento, de modo a vincular interesses da comunidade aos interesses da empresa ocasionando a promoção da marca de alguma forma.
18.2 – Desenvolvimento
O palestrante iniciou falando sobre Marketing de Guerrilha que trata-se de um tipo de guerra em que o principal objetivo é impor ideias, liquidando assim os concorrentes. Falou ainda que é possível desenvolver campanhas e ações publicitárias, criativas e inovadoras, sem investir muito dinheiro. As formas para fazer isso são as mais diversas, desde intervenções nas ruas, colocações de mídia em lugares inusitados, criações de espaços exclusivos para ações, entre outros. A partir disso pode-se observar que o Marketing de Guerrilha vem ganhando muita força nas estratégias de propaganda.
Falou-se também sobre o Marketing Invisível, onde o palestrante explicou formas eficientes para atingir um público específico e expor a visão da empresa de um modo não-comercial e pertinente para o público-alvo, possibilitando um profundo trabalho de construção de marca. E pode ocorrer nas seguintes formas:
On-line: monitoramento e interação em fóruns e comunidades on-line;
Off-line: interação casual e fluida com o público-alvo. Ideal para degustação de novos produtos.
A figura 1 mostra a imagem do “Marketing Invisível” descrito pelo palestrante.
Figura 1: Imagem do “Marketing Invisível”
Fonte: Material da Palestra
Outra abordagem foi sobre as “Emboscadas do Marketing” que pode ser definido como um esforço planejado, para se associar indiretamente a um