Marketing da Disney
O Walt Disney World é reconhecido e admirado em todo o mundo. O notável sucesso da empresa está em sua capacidade para fazer com que seus clientes sempre retornem. Estudos comprovam que 70% dos frequentadores do Reino Encantado já o visitaram antes. Um dos motivos deste sucesso é o fato da Disney usar a sua própria terminologia em seus parques temáticos: os visitantes dos parques são chamados de convidados (guests), os funcionários da Disney são os membros do elenco (cast members), toda a área que pode ser vista ou alcançada por um visitante é chamada de palco (stage), e áreas restritas aos funcionários são os bastidores (backstage). Membros do elenco recém contratados passam por um curso chamado Tradições (Traditions) no qual as quatro chaves principais segurança, cortesia, eficiência e espetáculo são ensinadas.
- Sendo assim, a questão que procura resposta neste presente trabalho é: Quais são as ferramentas de marketing de relacionamento adotadas pelo Walt Disney World para tornar-se uma empresa de entretenimento bem sucedida ao redor do mundo?
A hipótese a ser defendida pelo presente trabalho é que o Walt Disney World utiliza-se de todas as suas ferramentas de marketing de relacionamento para captar e fidelizar, cada vez mais, clientes de todo o mundo.
O Walt Disney World exerce um poder de influência sobre os convidados a ponto de os mesmos se sentirem extremamente curiosos e com desejo de viverem a magia proporcionada por este Reino Encantado. Ela é a empresa que, ao utilizar o seu marketing de relacionamento, consegue fidelizar clientes de todas as idades e de todas as partes do mundo. Busca-se a explicação para o fato de adolescentes preferirem ganhar uma viagem para a Disney de aniversário ao invés da tradicional festa de 15 anos.
A Disney trabalha muito bem um termo criado por Jan Carlzon, a chamada “A hora da