Marketing cultural e a inserçao de artistas locais no contexto turistico: um estudo de caso em joao pessoa jb
O Estudo de Caso apresentado tem como objetivo avaliar a percepção e os efeitos resultantes das ações de marketing para o reconhecimento da cultura e dos artistas locais na cidade de Joao Pessoa – PB. A proposta dos autores é a promoção das atividades culturais através das estratégias de marketing e a inserção dos artistas da cidade no desenvolvimento de tais ações no âmbito do Turismo como fator de diferenciação local.
A cultura exerce uma importância no contexto turístico, sendo o fator de atratividade de cada região, mas, além disso, pode “oferecer um produto turístico atraente e, sobretudo sustentável” (p.2). Os autores defendem a ideia de que a cultura se trabalhada no campo do marketing turístico pode ajudar na construção de uma imagem sólida no destino de um ponto turístico, já que a mesma exerce uma forte influência sobre outros fatores de atratividade local. Propõem também a participação dos artistas locais na construção e consolidação dessa Imagem Turística, posto que os artistas são agentes da cultura e da divulgação da mesma nas suas produções artísticas. E é justamente esse quesito que se pretende melhorar, a cultura como fator de atração turística através da inserção dos artistas locais.
Durante a execução da pesquisa uma das sugestões apresentadas para uma melhor inserção dos artistas no contexto turístico foi a “necessidade inerente aos artistas de formar platéias como resposta para o subsídio de sua arte.” (p.10). Concordo que este seja um dos fatores a se trabalhar, pois garantiria a sustentabilidade da arte, temos que acabar com a dependência dos incentivos fiscais, e da iniciativa publica para fomentar a cultura, devemos criar mecanismos para que ela caminhe com as próprias pernas e se