marketing- cola wars
Marketing
Bernardo Abreu, nº33778
João Diniz, nº
Henrique Torres, nº
1
2
3
Dentro do mercado, há vários tipos de clientes e cada um com as suas características e necessidades particulares. De forma a fazer face a esta situação existem os nichos de mercado, em que cada nicho se foca em algumas características especiais do produto. Podemos tornar a situação mais clara referindo os os seguintes exemplos: a Coca-Diet (sem açúcar), foca-se nos clientes preocupados com dietas ou na abolição de açúcares, enquanto a Coca-Cola sem cafeína se foca nos que não podem ingerir cafeína, ou que optam não o fazer. Podemos constatar que não há muita flexibilidade na relação cliente/produto, a Coca-Diet tem um público-alvo enquanto a Coca s/ cafeína tem outro público-alvo.
4
4.1
Tendo em conta estes 100 anos de “Guerra das colas” podemos constatar o facto de que as industrias estão em constante evolução. Esta situação pode-se justificar pela grande concorrência e pelo aparecimento de novas necessidades por parte dos clientes, contribuindo para o aparecimento e desenvolvimento de novos produtos. Por esta razão podemos concluir que as industrias nunca são maduras.
4.2
Com o passar destes 100 anos de “guerra” as várias empresas de Colas tentaram sempre superarem-se umas as outras, tentando alcançar o objetivo máximo de satisfazer os desejos e preferências dos consumidores. De forma a chegar a esse nível as várias marcas tiveram de inovar os seus produtos ao máximo de modo a torna-los capazes de corresponder às expectativas dos consumidores que, como como é do conhecimento geral, variam ao longo do tempo.
7 7.1
Estes casos indicam que mesmo numa época de Globalização, algumas pessoas dão mais valor aos produtos feitos na região do que os importados, sendo que se identificam mais com o produto. Desta forma as marcas adaptam-se ao mercado em que estão