Marketing 3
Setor: Fabricantes de produtos cosméticos
Ge: fabricantes de cosméticos que atuam no Brasil.
1) Levando-se em conta a teoria de Porter e o descrito no texto, como que ESTRATÉGIA GENÉRICA compete a L’Occitane? Destaque-a. Justifique sua resposta com três argumentos contundentes. Destaque-os.
Trata-se da estratégia de DIFERENCIAÇÃO. Primeiramente, pelo fato da L’Occitane competir por grandes participações de mercado (01), visto que se trata de uma empresa que em 2012 faturou R$2,5 bilhões no Brasil, possui 2000 lojas espalhadas pelo mundo, sendo 89 no Brasil. Somado a isso, fica mais do que notório que tal empresa tenta superar seus concorrentes pelo exercício de oferta de valor isto pode ser constatado em relação à estratégia de preços de alto valor (MKT-II) (02) praticada por esta empresa, confirmada no texto quando afirma que os preços da nova linha brasileira - L’Occitane Au Brésil – custarão cerca de 30% a menos que os produtos feitos na França, o que leva a concluir que a prática desta estratégia de preço é recorrente nesta UEN. Alem disso, pode-se constatar investimentos constantes em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novos produtos (03), efetivados no projeto de executivos brasileiros e franceses na busca de produtos inéditos para a indústria, escolhendo de cada região uma planta, que dará origem a uma nova linha de produtos. Outra evidência são os testes em laboratório com descobertas de propriedades de plantas com potencial de ser usadas em cremes e sabonetes, como o mandacaru e o jenipapo.
2) Identifique segundo o modelo ANSOFF, estratégia(s) (diferentes entre si) relacionadas ao lançamento da L’Occitane Au Brésil Justifique. Destaque-as.
Tratam-se/Trata-se de estratégias de: - PENETRAÇÃO DE MERCADO: Pode-se reconhecer tal estratégia no fato da L’Occitane pretenter abrir 90 lojas exclusivas para a nova marca/L’Occitane Au Brésil no Brasil, onde já atua. Logo fica clara que a intenção de permanecer atendendo