Market
Mercadorias: bens que são comercializados pelas empresas comerciais.
Estoque de Mercadorias: conjunto de bens materiais que devem ser controlados e avaliados pela empresa de tal maneira que se possa verificar o resultado (lucro bruto) proveniente de sua comercialização.
Espécies de Estoque
- Comercial: Mercadorias para revenda - Industrial: Matéria-Prima, Produtos em Elaboração e Produtos Acabados. - Outros: Produtos de Limpeza, Materiais de Escritório, Materiais Diversos para Consumo, etc.
Métodos de registro contábil
Existem dois métodos e dois sistemas que podem ser adotados pelas empresas para o registro das operações e controle de estoque, envolvendo mercadorias.
a) Conta Mista: consiste na adoção de uma só conta para o registro de todas as operações envolvendo mercadorias. Normalmente, esta conta é denominada “Mercadorias”. Por este método, a conta Mercadorias exerce tanto a função Patrimonial como a de Resultado.
Função Patrimonial: Registra o valor dos estoques inicial e final. Figura no Balanço Patrimonial com as demais contas do Ativo.
Função de Resultado: Registram as compras, as devoluções de compras, as vendas e as devoluções de vendas permitindo, por meio da conta Mercadorias, apurar o resultado bruto (lucro) do exercício.
b) Conta Desdobrada: consiste em desmembrar a conta Mercadorias em tantas quantas forem necessárias para a contabilização isolada de cada tipo de fato que envolva as operações com mercadorias. Basicamente, são: Estoque Inicial, Compra de Mercadorias, Estoque Final e Venda de Mercadorias. Podendo ainda existir: Compras Anuladas, Vendas Anuladas, Fretes sobre Compras, Descontos Obtidos, Descontos Concedidos, ICMS sobre Vendas, etc.
Sistema de Avaliação de Estoques
A empresa poderá acompanhar o saldo dos itens em estoque por meio do controle físico (quantidade) e controle monetário (valor).