Maristela Fretas Atv 8
396 palavras
2 páginas
NCO-04: Fundamentos de Empreendedorismo NOME: Maristela Moreira
CAPÍTULO 3 – PENSAMENTO CRIATIVO1
(Parte A)
O pensamento criativo não está ligado aos conhecimentos que a pessoa possua em outras áreas, esta muito mais ligada a sua visão de mercado e na sua capacidade de buscar soluções diversas para os problemas existentes. A criatividade e um atributo importante para um empreendedor de sucesso.
Para se ter ideias novas e gerar criatividade um bom exemplo seria o toc na cuca” que seria situações que lhe causam um desconforto e lhe fazem ver os problemas sobre outros ângulos.
Existem muitas formas de se resolver os problemas, devemos buscar novos questionamentos para os problemas para buscar novas soluções e respostas.
O processo criativo é formado por dois tipos de pensamento o difuso e o concreto, a fase germinativa da criatividade ( surgimento das ideias variadas) esta ligada ao pensamento difuso, já a fase pratica (aplicabilidade das ideias) está ligada ao pensamento concreto.
Diante disto pude analisar como se dá o pensamento criativo, e percebi que muitas vezes esse processo acontece mais com as crianças do que com os adultos, pois somos muitas vezes levados a pensar de forma pratica e convencional, e não pensar de forma difusa, inibindo assim o surgimento das ideias.
Outro problema é que não nos damos conta de que estamos tento uma ideia criativa, ou que estamos pensando na solução de um problema, pois mesmo inconsciente nos temos algumas ideias e a primeira atitude é compara-la com a normalidade e quando se trata de algo novo descartamos por julgar incorreto, podendo assim desperdiçar o pensamento criativo.
Em todo momento da leitura do texto me lembrei muito de uma pessoa que conheço, um empresário de sucesso, empreendedor e das muitas vezes que presenciei o surgimento de suas ideias criativas para utilização nos negócios e a forma diferenciada que trata destes momentos.
Pude perceber que se trata claramente de uma questão de postura e