Marisa INTRODU O Marisa
Quando se trata de estar apto para definir descrição de cargos é para entender como o desenho de cargo afeta as práticas de RH e depois descrever os métodos obtidos na informação e os ajustando com o objetivo de ter as especificações precisas do cargo e os critérios a exigir do futuro ocupante.
Em um âmbito sobre as especificações, descrição de cargos é importante salientar a conceituação para interpretar de uma maneira coesa na tomada de decisão, tendo como exemplo um modelo de entrevista e um questionário onde será feita a colheita de informações sobre os cargos para montar uma descrição de cargo detalhada com as relações, responsabilidades e experiências exigidas com o propósito de fazer um mapeamento das especificidades do cargo para estar redesenhando a estrutura e coligindo conforme o desempenho de cada um, tornando-o mais flexível e mutável.
1. DESCRIÇÃO DE CARGOS
Conceitos
Segundo Idalberto Chiavenato, Cargo, baseia-se nas noções de tarefa, atribuição e função.
Cargo – é um conjunto de funções (conjunto de tarefas ou de atribuições) com uma posição definida na estrutura organizacional, isto e, no organograma.
Tarefa – é toda actividade individualizada e executada por um ocupante de cargo.
Atribuição – é toda actividade individualizada e executada por um ocupante de cargo. Geralmente e a actividade atribuída a cargos mais diferenciados.
Função – é um conjunto de tarefas (cargos horistas) ou de atribuições, (cargos mensalistas) exercidos de maneira sistemática e reiterada por ocupante de cargo.
A Descrição de Cargos - é a base de todo o sistema de Administração de Cargos e Salários. Pois, a partir da descrição é que os cargos serão avaliados. Portanto, a descrição deverá ser sucinto, direto e claro, de maneira que qualquer um leigo leia e entenda. Por outro lado, vários outros setores da Administração de Recursos Humanos poderão ser beneficiados com a utilização da Descrição de Cargos, tais como:
A área de