Mario De Andrade Slides
a
Biografia
Filho de Carlos Augusto de Andrade e Maria Luísa de Almeida
Leite Moraes de Andrade, Mário Raul de Morais Andrade nasceu em São Paulo. Desde cedo, fez aulas de piano e escreveu poesias, mas sem a intenção de transformar a escrita em profissão. Durante sua infância foi considerado um pianista prodígio , tendo sido matriculado no Conservatório
Dramático musical em São Paulo em 1911. Recebeu educação formal apenas em música, mas foi autodidata em história, arte, e especialmente poesia.
Faleceu em 25 de fevereiro de 1945 em São Paulo.
“ O passado é lição para se meditar, não para se reproduzir. “
Características de suas Obras
Pode-se perceber inovações na linguagem em algumas de suas obras, característica encontrada com frequência nas obras modernistas do período.
Além disso, algumas obras apresentam características mais calmas e intimistas, enquanto outras trazem a política e as críticas para o debate.
É importante ainda, perceber o uso do coloquialismo na linguagem, em oposição a um formalismo mais acentuado do parnasianismo.
Movimento Literário
O escritor faz parte do modernismo, movimento literário que faz críticas ao anterior, o parnasianismo.
Nas primeiras obras de Andrade é possível perceber a influência do que acontecia na Europa, como o futurismo, o dadaísmo e o expressionismo.
Influencias de sua vida em seu
Trabalho
Em 1913, seu irmão Renato, então com quatorze anos de idade, morreu de um golpe recebido enquanto jogava futebol, o que causou um profundo choque em Andrade. Ele abandonou o conservatório e se retirou com a família para uma fazenda que possuíam em
Araraquara. Ao retornar, sua habilidade de tocar piano havia sido afetada por um tremor nas mãos. Embora ele houvesse se formado no
Conservatório, ele não se apresentou mais e começou a estudar canto e teoria musical com a intenção de se tornar um professor de música.
Ao mesmo tempo, começou a ter um interesse mais sério pela literatura. Em