Maringa
Maringá é um município brasileiro do estado do Paraná, sendo uma cidade média-grande planejada e de urbanizaçãorecente e a terceira maior do estado e a sétima mais populosa da região sul do Brasil. Destaca-se pela qualidade de vidaoferecida a seus moradores e por ser um importante entroncamento rodoviário regional. É considerada uma das cidadesmais arborizadas e limpas do país.[7] [8]
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Maringá possui uma população de 391 698habitantes. Sua Região Metropolitana conta com 679.324 habitantes (IBGE/2013)
História[editar | editar código-fonte]
Planejada pela empresa Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná,[9] em 10 de maio de 1947, Maringá foi uma vila e depois, distrito do município de Mandaguari, sendo elevada à categoria de município pela Lei nº 790, de 14 de fevereiro de 1951,[10] desmembrando-se daquele município. Com traçado urbanístico inicialmente planejado e modernista, pelo urbanista Jorge Macedo Vieira, seguindo o princípio de Ebenezer Howard de Cidade Jardim,[9] sofreu crescimento acelerado nas décadas seguintes. Ainda assim, o município mantém índices de qualidade de vida elevados,[11] preservando no perímetro urbano grandes áreas de mata nativa como o Horto Florestal, o Parque dos Pioneiros (bosque II) e o Parque do Ingá, sendo este último aberto ao público. Inclui ainda fragmentos menores como o Parque do Cinquentenário, ou áreas particulares e uma grande rede de áreas de conservação de fundos de vale.
Segundo a Nova História da MPB - Volume 22, o nome do município se deu porque os operários cantavam a música Maringá (de Joubert de Carvalho) noite e dia, durante seus trabalhos. Fato é que, na placa da Rua Joubert de Carvalho, está escrito: "Compositor da música que deu o nome à cidade".
Geografia[editar | editar código-fonte]
Poucos rios cercam a cidade, que tem como principal meio de abastecimento de água o rio Pirapó. A captação de água superficial realizada no rio