Marilena Chaui Exercícios cap 9 unid 2
Embora Hegel tenha proposto acabar com a história da razão, deixando no passado os Kantianos, Inatistas e Empiristas e concluindo que a conclusão final seria a filosofia Hegeliana, nem todos os filósofos aceitaram, e como reivindicação permaneceram reformulando teses e posições
Questões:
1. Explique o que é inatismo.
A teoria inatista se fundamenta em uma concepção inspirada na realista e idealista, acreditando que nascemos com a inteligência e ideias.
2. Explique o que é impirismo.
Ele afirma o contrário, acreditando que a razão e ideias são adquiridas com o tempo.
3. Quais os problemas do inatismo?
O problema é que a razão pode mudar o conteúdo das ideias que eram consideradas universais e verdadeiras e que a própria razão pode provar que ideias racionais podem ser falsas.
4. Quais os problemas do impirismo?
A falha do impirismo é que a ciência estava sendo generalizada e repetida por todos e não sendo pensadas por cada um.
5. Quais os tipos de verdades distinguidas por Leibniz?
Verdades de razão, que são as inatas acreditando-se que nascemos com elas, e as verdades de fato, dependem da experiência e do conhecimento que adquirimos durante a vida.
6. O que foi a “revolução Copernicana” em astronomia?
Foram revoluções cientificas, quando Nicolau Copérnico propôs a teoria heiocêntrica.
7. Qual a crítica de Kant aos filósofos inatistas e impiristas?
Kant acreditava que a lógica e racionalidade eram o único meio de descobrir a verdade e já os inatistas e impiristas acreditavam na pratica direta.
8. O que foi a “revolução Copernicana” em filosofia?
Foi a exigência de Kant para que antes de que qualquer afirmação fosse feita deveria ser feito o estudo próprio da razão ou da capacidade de conhecer.