Marilena Chaui cap. 2
Capitulo 1: A RAZÃO: (aula 1)
Sentido da palavra: A razão pode ser definida como a mais antiga que a filosofia.
Quando usamos a palavra razão, pode se dizer que ela tem vários sentidos, EX: Ele tem razão, ou ele esta sem razão, para afirmamos se estamos seguros ou não com alguma coisa.
A Razão não é uma coisa de ter ou não ter, como o equivoco que é cometido quando falamos: ELA RECUPEROU A RAZÃO.
- Usamos a palavra razão para nos referirmos aos motivos de alguém também para nos referirmos as causas de alguma coisa, de modo com que pareçamos dotados de razão, mas em sentido diferente.
- Sentidos da palavra razão: Certeza, Lucidez (vem de luz, afirmando que a realidade é racional), Motivo e causa, ou seja, se encontram presentes na filosofia quando falamos da palavra razão.
- O CORAÇÃO TEM RAZÕES QUE A PRÓPRIA RZÃO DESCONHECE: Nessa frase, razão e razões tem sentidos opostos. RAZÕES: São motivos do coração (emoções e paixões). RAZÃO: Consciência intelectual, moral e racional. IRRACIONAL: Significa confuso, desordenado, sem seguir regras e normas do pensamento e linguagem correta.
- Para muitos filosofo a razão não é apenas a capacidade moral e intelectual dos seres humanos, mas também uma propriedade ou qualidade primordial das próprias coisas, existindo na própria realidade.
RAZÃO OBJETIVA: A realidade é racional em si mesma. RAZÃO SUBJETIVA: A razão é uma capacidade intelectual e moral dos seres humanos. É a forma com que se conhece as coisas.
____________________________________________________________________________
PRINCÍPIOS RACIONAIS: A filosofia tem seguintes aspectos e princípios racionais que ela própria estabelece.
PRINCÍPIO DA IDENTIDADE: Algo da natureza só pode ser identificado através de uma única e universal identidade