mariane bloco reciclado
A muito tempo o processo de reaproveitamento de materiais da construção civil vem sendo estudado e experimentado. Já existem diversos resultados com êxito da utilização desses recursos.
Com base nesses experimentos e com a garra e perseverança de um empreendimento solidário, irei falar sobre essa experiência bem sucedida.
Também irei anexar a esse uma trabalho científico produzido e publicado em uma revista técnica com a utilização desse material.
Em primeiro lugar o ramo de atividade de produção de artefatos de concreto para a construção civil é muito concorrido e as exigências técnicas também. Contudo tenho que ressaltar que a cooperativa que irei apresentar tem realizado um trabalho muito interessante mesmo na sua simplicidade, estão conseguindo produzir um material de excelente qualidade dentro das normas técnicas da ABNT/NBR, propiciando ao meio ambiente e a população um produto de qualidade que não tem uma exploração de minério do meio ambiente e que reaproveita grande quantidade de resíduos da construção civil.
A Cooperativa Cooperblocos Santo Antônio (www.cooperblocos.com.br), localizada na cidade de Campinas vem avançando nessa tecnologia que pode melhorar o desperdício desses recursos já processados e reutiliza-los para a produção de novos produtos, na linha do bloco de concreto.
A cooperativa é composta de trabalhadores e trabalhadores oriundos da construção civil e de uma região periférica da cidade de Campinas, com uma perspectiva de melhorar a qualidade de suas vidas além de poder oferecer materiais mais baratos para a comunidade campineira.
Eles começaram com uma medida de geração de trabalho e renda e hoje são empreendedores do seu próprio negócio e donos dos seus meios de produção, numa gestão democrática e participativa.
Com o surgimento de novos produtos e a necessidade de buscar soluções para os resíduos sólidos da construção civil, provenientes de demolições, reformas e sobras