Maria Montessori
Maria Tecla Artemesia Montessori nasceu em 31 de agosto de 1870 em Chiaravalle,Itália e morreu em 6 de maio de 1952(81anos) em Noordwijk aan zee,Países baixos.
Concepção de escola:
Segundo a visão pedagógica da pesquisadora italiana, o potencial de aprender está em cada um de nós.
''A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais,num ambiente previamente organizado,e depois se abster de interferir.''
Concepção de aluno defendida por cada teório:
Individualidade, atividade e liberdade do aluno são as bases da teoria, com ênfase para o conceito de indivíduo como, simultaneamente, sujeito e objeto do ensino. Montessori defendia uma concepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo de informações. O objetivo da escola é a formação integral do jovem, uma "educação para a vida".
A filosofia e os métodos elaborados pela médica italiana procuram desenvolver o potencial criativo desde a primeira infância, associando-o à vontade de aprender - conceito que ela considerava inerente a todos os seres humanos.
O método Montessori é fundamentalmente biológico. Sua prática se inspira na natureza e seus fundamentos teóricos são um corpo de informações científicas sobre o desenvolvimento infantil.
Teoria defendida pelo teórico:
Maria Montessori acreditava que nem a educação nem a vida deveriam se limitar às conquistas materiais. Os objetivos individuais mais importantes seriam: encontrar um lugar no mundo, desenvolver um trabalho gratificante e nutrir paz e densidade interiores para ter capacidade de amar.
A educadora acreditava que esses seriam os fundamentos de quaisquer comunidades pacíficas, constituídas de indivíduos independentes e responsáveis. A meta coletiva é vista até hoje por seus adeptos como a finalidade maior da educação montessoriana.