Maria Montessori
1870 – 1852
Nasceu na cidade de Chiaravalle no norte da Itália, em 1870, e morreu em 1952.
Filha única de um casal de classe média.
Primeira mulher formada em medicina na Universidade de Roma- Itália.
Em seguida, graduou-se em Pedagogia, Antropologia e Psicologia.
Direcionou a carreira para a psiquiatria e logo se interessou por crianças com retardo mental, o que mudaria sua vida e a história da educação. Ela percebeu que aqueles meninos e meninas proscritos da sociedade por serem considerados ineducáveis respondiam com rapidez e entusiasmo aos estímulos para realizar trabalhos domésticos, exercitando as habilidades motoras e experimentando autonomia. Em pouco tempo, a atividade combinada de observação prática e pesquisa acadêmica levou a médica a experiências com as crianças ditas normais.
Montessori inaugurou em Roma (1907), a famosa Casa dei Bambini ( Casa das crianças), foi nessas "casas" que ela explorou duas de suas ideias principais: a educação pelos sentidos e a educação pelo movimento.
Segundo Maria Montessori:
A criança é capaz de aprender naturalmente.
Individualidade, atividade e liberdade do aluno são as bases da sua teoria.
Defendia uma concepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo de informações.
Cada jogo tem uma função.
A criança ama tocar os objetos para depois poder reconhecê-los. Explorar o intelecto pelas mãos.
O Método de Montessori parte do concreto rumo ao abstrato. Baseia-se na observação de que meninos e meninas aprendem melhor pela experiência direta de procura e descoberta. Para tornar esse processo o mais rico possível, a educadora italiana desenvolveu os materiais didáticos que constituem um dos aspectos mais conhecidos de seu trabalho. São objetos simples, mas muito atraentes, e projetados para provocar o raciocínio. Há materiais pensados para auxiliar todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem.
Principais obras de Maria Montessori
Obras em Língua