Maria cecilia coutinho de arruda
Sim. Vivemos em um mundo doente, cheio de pessoas doentes e infectadas pelo vírus “o mundo é dos espertos”, e em contrapartida a esses infectados ainda existe uma minoria que preza por aqueles que pensam e agem em preocupação com o próximo. E o consumidor do século XXI tem dado cada vez mais valor para empresas que agem com ética dentro de sua área de atuação e se preocupam em ser transparentes com todos que a cercam. É esse diferencial que faz com que ética e lucro sejam compatíveis e fortaleçam o mercado, semeando a prosperidade econômica e fortalecimento das empresas.
2) Quais são os Princípios Éticos envolvidos? Cite, no mínimo, 03 (três) princípios.
A ética pessoal que atribui ao profissional a responsabilidade por seus próprios atos.
A ética profissional que diz respeito a pessoas que exercem uma atividade reconhecida como profissão.
E a ética empresarial que é o tratamento com respeito de todos que a empresa lida direta ou indiretamente.
3) O que é Ética Empresarial? Justifique a resposta com exemplos.
Atualmente, a ética empresarial é colocada como uma meta essencial a ser alcançada no mundo corporativo. Uma empresa ética é aquele que paga seus funcionários em dia e os trata com respeito. Não sonega imposto, não lesa seus consumidores e não visa vantagens apenas a si própria.
4) O que é Ética Pessoal e Profissional? Justifique a resposta com exemplos.
Ética pessoal pode ser descrita como um conjunto de benevolência, respeito, confiabilidade, ser justo, não tirar vantagem e prevenir o mal.
Ética profissional inclui imparcialidade, confidencialidade, divulgação e fidelidade às responsabilidades profissionais.
Um exemplo bem claro que envolve a ética profissional e pessoal pode ser dada pelo profissional da área contábil. Suponha que um contador está em uma mesa de bar com um grupo de amigos que contam situações do dia