Margem de Contribui o
É uma ferramenta indispensável nos dias de hoje, ela tem o objetivo de realmente saber qual é o melhor produto dentro de um mix de produtos, qual é o mais vantajoso para se produzir: é a receita deduzindo o custos variáveis, podendo ser diretos ou indiretos, com este valor podemos decidir em qual produtos devemos focar, se devemos comprar ou fabricar, se devemos estimular o produto com outro para forçar a vende de um produto. Com o grande crescimento do mercado aonde as empresas cada vez mais precisam ser mais competitivas e vantajosas, sempre com uma resposta mais rápida para seu consumidor, a margem de contribuição se torna insubstituível para se chegar em uma resposta e consequentemente gerar lucro.
Ponto de Equilíbrio
É quanto a empresa precisa vender para cobrir seus custos das mercadorias vendidas, uma empresa bem gerida precisa saber qual é o seu ponto equilíbrio, para se tornar mais competitiva, saber qual é o seu custos fixo e variável. Saber em que momento a empresa atinge seu ponto de equilíbrio em um determinado período do mês, é alcançar o sucesso do gerenciamento, com esses dados podemos tomar a decisão aonde e quando que a empresa deve investir. Dentro do ponto equilíbrio existe o contábil o econômico e o financeiro, o mais utilizado é o contábil, ele se torna mais simplificado para alcançar um resultado é o mais garantido, os outros dois não menos importantes mais são um pouco mais complicados de colocar em prática.
Os dois tópicos se tornam indispensáveis, um está ligado ao produto mais vantajoso e outro o momento que e empresa mantém seu equilíbrio financeiro, sem essas duas ferramentas a empresa se torna insustentável no mercado de hoje aonde é cada vez mais visado o lucro.