mare vermelha
Importância
Importância das Algas Além de alimentar uma infinidade de peixes as algas produzem cerca de 70% do oxigênio que está contido na atmosfera, ou seja, bem mais que as grandes florestas do mundo como a Amazônia e a floresta do Congo.
Desvantagens Ambientais
Além disso, acontece o envenenamento de forma indireta. Alguns moluscos, como os mexilhões, não são afetados diretamente por estas toxinas. Porém, podem acumular estas algas em seus corpos, por possuírem como característica filtrar a água do mar e dela extrai seu alimento. Assim, intoxica outros animais como os pássaros, mamíferos marinhos e também seres humanos que se alimentam destes moluscos.
Utilidade na Industria
A utilização da alga vermelha pela indústria cosmética não é uma novidade, os compostos desta macroalga já são utilizados na produção de Shampoos anticaspa, devido à sua ação antibacteriana. As algas também são utilizadas como meio de ‘limpeza’ das águas, já que ao alimentarem-se dos nutrientes inorgânicos da água, as algas removem, por ano, dos efluentes das pisciculturas cerca de dois quilos de azoto e onze de carbono.
Prejuízos
A maré vermelha causa muitos malefícios aos habitantes marinhos e ao homem. As algas produzem e liberam toxinas que envenenam as águas, provocando a morte de peixes e em consequência diminuindo a atividade pesqueira.
Ao ingerir um molusco intoxicado, o ser humano pode desenvolver uma paralisia por envenenamento, envenenamento diarreico e envenenamento amnésico.A luminosidade no mar também é impedida, devido ao bloqueio efetuado por camadas de algas, diminuindo a oxigenação da água e comprometendo a vida da fauna aquática.
Sobre a importância na produção de O2
A maré vermelha pode causar a queda na qualidade da água do mar, pela diminuição da concentração de oxigênio nela dissolvido. Esta diminuição pode ocorrer por duas razões diferentes. Uma delas é a redução na taxa de fotossíntese de algas marinhas devido ao sombreamento provocado