Marcos a luta
Para quem mora na cidade, falar de poluição não é nenhuma novidade: a fumaça dos veículos e das fábricas; os rios malcheirosos e cheios de detritos; o lixo jogado nas ruas e nas praças; o barulho que vem de todos os lugares. No entanto, para os habitantes do campo, a poluição não é tão evidente. Mas mesmo nos lugares mais tranqüilos ela está presente, por exemplo, na forma de pesticidas – os agrotóxicos – lançados sobre as plantações: essas substâncias podem contaminar os alimentos e também os rios.
O mais triste é que os seres humanos são os únicos animais que poluem nosso planeta e agora também o espaço sideral: já existem satélites quebrados e pedaços de metal abandonados em órbita e até escovas de dente que alguns astronautas jogaram das espaçonaves!
Poluição da água
O papel do chiclete jogado ali, a garrafa de plástico aqui, a lata de refrigerante acolá. No primeiro temporal, as chuvas levam esse lixo para bueiros e depois para algum rio que atravessa a cidade. Quem já não viu um monte dessas coisas flutuando na água?
Mas essa é a poluição que enxergamos.
A que não vemos é causada pelo esgoto das residências, que lança nos rios restos de comida e um tipo de bactéria que deles se alimenta: são as chamadas bactérias aeróbias – elas consomem oxigênio e acabam com a vida aquática e também podem causar problemas de saúde se forem ingeridas.
Outro problema são as indústrias localizadas nas margens dos rios e lagos. Só recentemente foram criadas leis para obrigá-las a tratar o esgoto industrial, a fim de diminuir a quantidade de poluentes químicos que elas despejam nas águas e que são responsáveis pela "morte" de muitos rios e lagos em todo o mundo.
Poluição do ar
Os maiores responsáveis pela poluição do ar são os gases lançados na atmosfera por queimadas, indústrias e veículos. Nas capitais do mundo, há dias em que a condição do ar fica tão ruim que todos os veículos são proibidos de trafegar durante certo período.
Hoje, muitas