Marcos vilalva
A empresa estudada, da qual foram obtidos os dados apresentados neste estudo a respeito de estocagem de produtos acabados, foi a Destilaria de açúcar e álcool, Pioneiros Bioenergia S/A, situada na cidade de Sud Mennucci.
2 Identificação e rastreabilidade de produtos acabados - Álcool
Segundo dados colhidos da Destilaria de açúcar e álcool- Pioneiros Bioenergia S/A (Anexo I), são objetivos estabelecer a sistemática adotada pela empresa para identificação e rastreabilidade do etanol produzido, estocado e expedido. Este procedimento é aplicável a todos os tipos de etanol produzido pela empresa durante o armazenamento, e entrega ao cliente.
2.1 Responsabilidades a) Responsável pela UGB DEAL
Dentre muitas as responsabilidades da UGB (Unidade Gerencial Básica), estão incluídas: assegurar atualização e realização das identificações dos reservatórios de etanol, orientar qual depósito esta liberado para expedição de produtos para os clientes, relatar as oportunidades de melhoria detectadas aos respectivos responsáveis pelas UGB’s. b) Responsável pela Garantia de qualidade
Manter registros adequados dos resultados das analises finais do etanol e atualização do plano de qualidade.
2.2 generalidades
Diariamente são lançados dados que permitem a identificação e rastreabilidade do produto quanto ao seu tipo, origem, especificação e volume estocado. Para que o etanol estocado nos depósitos sejam mantidos sob o controle da qualidade, são realizadas análises periódicas como se segue:
- diariamente: depósitos movimentados pela entrada e saída do etanol;
- 03 vezes por semana: depósitos sem qualquer movimentação de etanol.
Verificações e ensaios adicionais do etanol estocado são feitas em função de exigências de auditorias internas e externas, seguradoras, órgãos de fiscalização, etc. São feitas também nos casos de ocorrências de movimentações de etanol de um depósito para outro.
O processo de rastreabilidade pode ser iniciado, por exemplo,