Marcos Cobra
O professor Marcos Cobra é uma referência na história do marketing brasileiro. Juntamente com o professor Raimar Richers, foi pioneiro no ensino e na utilização das ferramentas de marketing nas empresas do País.
Atualmente, preside a Associación Latino Americana de Académicos de Marketing (ALAM) e o Instituto Laltinoamericano de Marketing e Vendas.
É professor em cursos de pós-graduação na Universitad de La Empresa (UDE), em Montevidéu, no Uruguai; conferencista e consultor de empresas nas áreas de Marketing, Serviços, Planejamento Estratégico e Vendas no Brasil e exterior.
Fez seu pós-doutorado na University of Texas System (UTS-USA); tem doutorado e mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, onde foi responsável pelo Departamento e Marketing e professor titular por 36 anos.
Marcos Cobra escreveu 42 livros relacionados aos diversos setores e especialidades do marketing; muitos deles são referência para acadêmicos, estudantes e profissionais.
O trabalho é uma ficha temática sobre o manual "Administração de marketing no Brasil" de Marcos Cobra.
O texto mostra como o marketing é visto nos dias de hoje, criando, promovendo e fornecendo bens e serviços a todos os tipos de clientes sem distinção. Mostra que ele pode ser usado e aplicado de acordo com as necessidades da empresa.
A empresa focaliza sua administração procurando promover a iteração com o meio ambiente externo de forma harmônica da mesma forma que as relações internas devem ser coordenadas para satisfazer as exigências do mercado.
Marcos Cobra conseguiu de forma muito objetiva produzir um texto onde, sem abandonar os conceitos de marketing já consagrados, apresenta a contribuição para o entendimento de forma mais objetiva das decisões de marketing nas organizações. Capitulo II O que fala o texto Neste capítulo apresenta-se a contextualização e visão geral da evolução do estudo do comportamento do consumidor.